Blefaroplastia: tudo o que você precisa saber sobre a cirurgia de pálpebras

A região dos olhos é uma área marcante no rosto e, por isso, a procura pela blefaroplastia tem sido cada vez maior.  

Até mesmo o público masculino já recorre ao procedimento, que reduz de forma considerável a flacidez nos olhos. É uma forma de ter o rosto mais jovem e um olhar mais elevado e livre de peles excessivas. O procedimento é simples e pouco invasivo, mesmo sendo em uma zona sensível do corpo.  

Ao longo desse artigo, você conhecerá um pouco mais sobre esse procedimento e como ele pode transformar olhares. Confira! 

A cirurgia de pálpebras 

A blefaroplastia pode ser realizada de forma isolada ou em conjunto com outros tipos de cirurgias plásticas faciais que auxiliam no tratamento do envelhecimento facial e ajudam a reduzir o aspecto de cansaço dos olhos. 

É importante ressaltar que essa cirurgia plástica não é voltada apenas para fins estéticos, mas também para a preservação do aspecto funcional das pálpebras. A indicação da cirurgia poderá ser total ou parcial, isso se diferenciará de acordo com a necessidade de cada paciente. 

Quando é indicada a blefaroplastia?

Além da estética, há casos em que a cirurgia de pálpebras é indicada para quem precisa tratar problemas específicos, como bolsas de gordura nas pálpebras. 

Muitas pessoas também se sentem incomodadas quando as pálpebras superiores acabam sobrepondo o globo ocular. Nessas situações há chances de infecções e o paciente pode ter dificuldade para enxergar normalmente. 

Em todos esses casos, por exemplo, a cirurgia plástica nas pálpebras é uma ótima escolha. Seja para renovar a pele ou para melhorar a visãoa cirurgia é eficiente

Abaixo, listamos o perfil no qual a cirurgia é indicada: 

  • Pacientes com excesso de flacidez nas pálpebras; 
  • Pacientes com bolsa de gordura na pálpebra inferior; 
  • Casos de ptose (queda da pálpebra por razões muscular); 
  • Casos de pseudoptose palpebral (queda por excesso de pele); 
  • Casos de remoção de xantelasma (bola de colesterol que pode se formar na pálpebra); 
  • Pacientes que desejem eliminar rugas

Para ter certeza se a cirurgia plástica nas pálpebras é indicada para você, entre em contato com um dos nossos cirurgiões do Prado Day Hospital e tire todas as suas dúvidas. 

Blefaroplastia de pálpebras inferiores 

Dentre as várias técnicas de blefaroplastia, a de pálpebras inferiores é uma das mais procuradas. Ela pode ser tanto interna quanto externa. 

No caso da a blefaroplastia inferior interna, ocorre o afastamento das pálpebras com um retrator. A incisão é realizada na conjuntiva e ele a acessa com um dispositivo cauterizador. Em seguida, é removido o excesso de gordura para diminuição do inchaço da região. Para finalizar, o depósito de gordura é realocado e é feito incisão é suturada. 

Na blefaroplastia inferior externa, a incisão é realizada na prega das pálpebras. Em seguida, ele realiza outra incisão na camada muscular para acessar a gordura orbital. É nela que poderá ser removida a pele e o músculo do septo orbital para, enfim, visualizar a gordura a ser retirada. Por fim, é eliminado o excesso de gordura e realizada as suturas necessárias. 

Blefaroplastia de pálpebras superiores 

blefaroplastia superior pode envolver a retirada de outros elementos que estejam prejudicando a visão. Acontecem incisões no septo orbital, que fica abaixo da camada muscular. Assim, há o acesso dos depósitos de gordura. Após modelar o local com a retirada de pele, gordura ou ambos, o local é suturado

Como é feita a blefaroplastia? 

Em geral, tanto na superior quanto na inferior, a anestesia pode ser local ou geral. A cirurgia dura cerca de uma hora e meia e, muitas vezes, o paciente recebe alta no mesmo dia

Caso o paciente tenha necessidade de cirurgia na parte inferior e superior, o médico é quem avaliará o procedimento. É possível que as duas sejam realizadas em conjunto, mas isso depende do quadro de cada paciente. Não existe um procedimento padrão para esses casos, já que é necessário avaliar o problema em cada uma das pálpebras. 

Pós-operatório da cirurgia das pálpebras 

pós-operatório pode incluir dores e inchaços na região. Porém, são suportáveis e, tanto as dores quanto os possíveis hematomas, devem desaparecer em uma semana.  

Para um melhor resultado, alguns cuidados devem ser tomados durante esse período para a completa recuperação: 

  • Utilizar compressas frias na região para diminuir o inchaço; 
  • Repouso durante pelo menos uma semana; 
  • Utilizar óculos escuros diariamente por pelo menos 30 dias; 
  • Evitar o uso de lentes de contato nas duas primeiras semanas; 
  • Higienizar o local com água e sabonete neutro; 
  • Evitar a exposição direta ao sol por pelo menos dois meses; 
  • Evitar atividades físicas durante por pelo menos um mês; 
  • Não retirar os pontos sem autorização do cirurgião; 
  • Evitar cigarros e bebidas alcoólicas

Contraindicações 

Apesar de parecer simples, o procedimento tem algumas contraindicações. Por exemplo, pacientes com doenças crônicas como diabetes, hipertensão e insuficiência cardíaca descompensadas devem antes controlá-las para depois de se submeterem a cirurgias plásticas. 

Quem tem problemas de visão, como miopia ou hipermetropia, por exemplo, já podem fazer a cirurgia sem qualquer problema. 

Agora que você conheceu mais sobre a blefaroplastia, conheça o espaço do Prado Day Hospital e aproveite para solicitar a sua avaliação. 

Posts relacionados

Endereço:

Av. João Franceschi, 2300 Jardim Alvorada 17.210-381 - Jaú/SP

Horário de Funcionamento:

Segunda a Sexta: Das 7:30h as 18:30h.

© 2021 – Todos os direitos reservados