Mastopexia vs Mamoplastia de Aumento: entenda as indicações e diferenças

Mastopexia e a Mamoplastia de Aumento são dois procedimentos estéticos que visam modificar o aspecto da mama.  

Por serem na mesma região, muitas pessoas confundem a função de cada um e acabam se frustrando quando optam por aquele que, no final, não promove a melhoria desejada no corpo. 

Em primeiro momento, é preciso saber que a Mastopexia é recomendada para mulheres que estão com excesso de pele na mama e desejam devolver contorno a ela. Já a Mamoplastia de Aumento costuma ser mais procurado por quem tem queixa de pouco volume de mama e pouca ou nenhuma flacidez.  

Durante esse artigo, você terá um comparativo entre as duas cirurgias plásticas, mostrando as principais diferenças e indicações.  

O que são as cirurgias de Mastopexia e Mamoplastia de Aumento?

Mastopexia, também é conhecida como cirurgia de lifting de mama, é uma cirurgia plástica nos seios que promove o levantamento das mamas, deixando-as mais simétricas e definidas.  

Através do procedimento, a aréola e o tecido mamário são reposicionadosremovendo o excesso de pele e comprimindo o tecido. Desta forma, confere um novo contorno às mamas, deixando-as mais firmes e naturais

Já a Mamoplastia de Aumento é um procedimento semelhante, mas utiliza implantes para dar mais volume aos seios ou então restaurar o seu volume natural. Com isso, garante também mais firmeza à mama. 

É muito comum as pacientes aliarem os dois procedimentos para tratar mamas caídas e promover a harmonia corporal. No caso, é corrigida a flacidezretirado o excesso de pele e adicionada uma prótese de silicone para dar volume e deixar a mama mais “durinha”. 

Além disso, dependendo do objetivo e do grau de flacidezpodem ser realizadas as cirurgias em duas etapas, permitindo que o corpo se recupere melhor. 

Quais as diferenças entre as duas cirurgias? 

Apesar de muito semelhantes, há uma principal diferença entre as duas cirurgias: o volume

Mastopexia corrige a flacidez sem diminuirdevolver ou aumentar o volume. Em contrapartida, esse é o principal objetivo da Mamoplastia de Aumento

Dito isso, é importante ressaltar que a indicação dos procedimentos também muda. Isso porque a Mastopexia é indicada para mulheres que, com o tempo, viram as mamas perderem sua forma jovem e firme devido às alterações na elasticidade. Isso pode ocorrer por diversos motivos, incluindo: 

  • Gravidez; 
  • Oscilação de peso; 
  • Amamentação; 
  • Ação da gravidade; 
  • Envelhecimento. 

Ela também é muito procurada por pacientes que tiveram a auréola alargada. No caso, a cirurgia recupera o seu tamanho. 

Já a Mamoplastia de Aumento é indicada para quem tem mamas pequenas ou que reduziram devido à gravidez ou perda de peso. Caso os seios estiverem caídos, a técnica não entregará o resultado esperado, pois ela não envolve a realização de cortes de tecido e harmonização. 

Dessa forma, a prótese por si só não tem capacidade de elevar a mama e corrigir flacidez, e quando a flacidez já é moderada o peso da prótese sob o tecido mamário e pele vai ocasionar a médio prazo uma piora da flacidez, aumentando a queixa de queda da mama. 

Por isso, se a flacidez mamária é moderada ou grave não está indicado realizar somente o aumento mamário e sim a Mastopexia que pode ser feita sem ou com auxílio de próteses. 

Como são realizadas as cirurgias de Mamoplastia de Aumento e Mastopexia? 

Tendo objetivos diferentes, as técnicas apresentam algumas particularidades durante a sua realização. Confira abaixo como ocorre cada uma das cirurgias! 

Mamoplastia de Aumento 

Como em todo procedimento cirúrgico, o primeiro passo consiste na aplicação da anestesia. Geralmente, a mais utilizada é a anestesia geral ou peridural com sedação, escolhida por promover a anestesia e proporcionar menos dor no pós-operatório. 

Posteriormente, o cirurgião plástico começa a realizar as incisões, que são feitas em áreas discretas para que as cicatrizes não fiquem visíveis. A quantidade e os locais das incisões variam conforme o tipo de implante, o volume desejado e as particularidades anatômicas da paciente. 

Em seguida, é determinado onde será inserida a prótese, que pode ser: 

  • Sob o músculo peitoral (colocação submuscular); 
  • Atrás do tecido mamário (colocação submamária ou subglandular). 
  • Atrás da fáscia muscular, mas sobre o músculo (subfascial)  

Feita a inserção, as incisões são fechadas e, após o efeito da anestesia, a paciente é liberada. Em média, a cirurgia demora de 45 minutos a 1 hora, sem complicações. 

Mastopexia 

Assim como na Mamoplastia de Aumento, as etapas da anestesia são iguaisA diferença é que, após todos os processos descritos anteriormente, é o momento de começar a remodelar os seios.  

Nessa etapa, o tecido subjacente é levantado e remodelado para melhorar a firmeza e o contorno da mama. Em seguida, o mamilo e a aréola são reposicionados e a pele em excesso é removida.  

Por fim, as incisões são fechadas e as suturas feitas em profundidade dentro do tecido mamário, para sustentar os seios recém modelados. A cirurgia pode durar até 3 horas e a paciente pode ter alta no mesmo dia ou no seguinte, não ultrapassando as 24 horas internada. 

Agora que você já sabe as indicações e as diferenças entre esses dois procedimentos, conheça o espaço do Prado Day Hospital e entre em contato conosco para agendar a sua avaliação. 

Posts relacionados

Endereço:

Av. João Franceschi, 2300 Jardim Alvorada 17.210-381 - Jaú/SP

Horário de Funcionamento:

Segunda a Sexta: Das 7:30h as 18:30h.

© 2021 – Todos os direitos reservados